Uns drinks (Cervejas)

Velhas Virgens Rockin’Beer


A banda das Velhas Virgens, que tem em suas músicas menções reiteradas à cerveja desde seu início, em 1986 (pouco depois da promulgação da lei da pureza... eh,eh,eh...) foi além da relação entre o rock e bebedeira lançando a marca Velhas Virgens Rockin’Beer.

Baseada em receitas desenvolvidas por Tuca Paiva, baixista da banda e produtor de cervejas caseiras desde 2009, as Velhas Virgens lançaram suas Ales em 2013, resultado de um sonho antigo do grupo. As “Gostosas” são cervejas diferentes das comerciais tradicionais, com personalidade intensa como as músicas que marcaram os 28 anos de carreira da banda. 

A Origem

A ideia foi concebida por meio de uma parceria com a Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto, comandada pelo mestre cervejeiro Rodrigo Silveira (ex-Colorado), que possui linha de produção e engarrafamento próprios e conta com diversos sabores como Standard American Lager, Weiss, German Pilsner, Imperial IPA, Imperial Stout e India Black Ale.
A banda, composta por Paulo de Carvalho, Tuca Paiva, Alexandre Cavalo Dias, Simon Brow, Roy Carlini e Juliana Kosso, acompanhou todo o processo de produção das três cervejas, desde o rótulo à fabricação propriamente dita. 

Por trás dos símbolos


Os rótulos foram desenvolvidos pela dupla de criação que faz parte do universo visual da banda desde o álbum Ninguém Beija como as Lésbicas, de 2010, os designers Ju Vechi e Weberson Santiago, que partiram de um conceito clássico de sensualidade, inspirados nas pin-ups.

Atualmente, a marca conta com três tipos de cervejas: a Velhas Virgens Indie Rockin’Beer (IPA), Velhas Virgens Whitie Rockin’Beer (Wit Bier com coentro e limão cravo) e Velhas Virgens Brownie Rockin’Beer (Brown Ale com aveia e baunilha). Em comemoração ao lançamento do 14º cd da banda, a White Beer ganhou um novo rótulo que leva a mesma ilustração da capa do cd: Todos os Dias a Cerveja Salva Minha Vida.




As Gostosas

Velhas Virgens Indie Rock'n Beer
Família: Ale
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Composição: água, malte de cevada, lúpulo e levedura.
Graduação Alcoólica: 6,5%
Embalagem: Garrafa de 600ml
Receita: Tuca Paiva (homebrewer e baixista da banda)
Fábrica: Cervejaria Invicta, Ribeirão Preto /SP
Temperatura ideal de consumo: entre 4 a 8 °C
Copo ideal: English Pint
Harmoniza com: mais cerveja (conforme filosofia das Velhas Virgens).

Velhas Virgens Whitie Rockin’Beer
Família: weissbier (trigo)
Estilo: witbier (Belga)
Composição: água, malte de cevada, malte de trigo, casca de limão cravo, semente de coentro, lúpulo e levedura.
Graduação Alcoólica: 5,2%
Embalagem: Garrafa de 600ml
Receita: Tuca Paiva (homebrewer e baixista da banda)
Fabricação: Cervejaria Invicta, Ribeirão Preto /SP
Temperatura ideal de consumo: entre 4 e 7°C
Copo ideal: Caldereta ou Tumbler
Harmoniza com: peixe e frutos do mar em geral, e mais cerveja (conforme filosofia das Velhas Virgens).

Velhas Virgens Brownie Rockin’Beer
Família: Ale (inglesa)
Estilo: Brown Ale
Composição: água, malte de cevada, aveia, baunilha natural (fava), lúpulo e levedura.
Graduação Alcoólica: 5%
Embalagem: Garrafa de 600ml
Receita: Tuca Paiva (homebrewer e baixista da banda)
Fabricação: Cervejaria Invicta, Ribeirão Preto /SP
Temperatura ideal de consumo: entre 4 e 7°C
Copo ideal: Caldereta ou Pint
Harmoniza com: frutos do mar (em especial ostras), sobremesas em geral e mais cerveja (conforme filosofia das Velhas Virgens).

O Bar das Velhas Virgens

Após o lançamento das cervejas, faltava um local para armazená-las, uma vez que a distribuição comercial é realizada também pela banda. A procura por um depósito antecipou os planos da banda ao se deparar com uma casa localizada na Rua do Horto, 594Adjunto ao depósito, surgiu o Velhas Virgens Rockin’Beer Bar que, assim como a banda, foge totalmente dos padrões comerciais, por servir apenas cervejas artesanais brasileiras, tendo mais de 80 rótulos, incluindo provavelmente o maior acervo de cervejas de bandas de rock disponível no mercado brasileiro, sem esquecer as duas torneiras onde se revezam os melhores chopes artesanais brazucas. O ambiente é totalmente descontraído e personalizado, com objetos pessoais dos integrantes da banda compondo a decoração, como o primeiro case de baixo do vocalista Paulão de Carvalho. A programação musical do bar vai além do repertório das Velhas Virgens, com uma vitrola que só toca vinis de rock. Para harmonizar com esta trilha sonora e as cervejas nacionais, o bar oferece porções caprichadas de tira-gostos, incluindo a bem servida porção de salsichas alemãs! Às quintas e sextas- feiras a pedida é churrasco e ocasionalmente rola uns pratos especiais como paella e yakissoba, fora os eventos sazonais que reúne a banda toda.

O bar funciona de quarta a sábado das 18h à 01h00 e aos domingos das 11h às 00:00. Não raro, os integrantes da banda podem ser encontrados pendurados na chopeira, agarrados no balcão, discotecando clássicos do rock e até mesmo servindo mesas e lavando copos. O bar é mais que um tema recorrente das músicas do grupo: é seu habitat natural. Duro é tirá-los de lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário